Covid-19: União Audiovisual apoia 250 famílias por mês, quase metade em Lisboa

Grupo informal criado em Março para ajudar trabalhadores do sector da Cultura já conta com quase 20 pontos de recolha de bens alimentares entre o continente e os Açores.

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Daniel Rocha

Cerca de 250 famílias estão a receber apoio mensal da União Audiovisual (UA), o grupo informal criado em contexto de pandemia para ajudar trabalhadores do sector da Cultura, disse à agência Lusa um dos seus elementos, Ricardo Queluz.

Este grupo de entreajuda foi criado em Março, quando a actividade cultural ficou paralisada por causa da covid-19, e tem vindo a alargar o seu âmbito de acção, contando actualmente com quase 20 pontos fixos de recolha de bens alimentares no continente e nos Açores.

Segundo Ricardo Queluz, estão a ser distribuídos mensalmente cabazes alimentares a cerca de 250 famílias, dos quais 110 são para pedidos de apoio na região de Lisboa. “Temos muito mais famílias agora em Lisboa do que em Julho”, diz. Nessa altura, a UA estava a apoiar, em todo o país, entre 150 e 160 pessoas por semana.

As recolhas de bens alimentares eram feitas semanalmente, junto de supermercados e em alguns pontos com donativos, mas agora existem quase 20 pontos fixos espalhados pelo país, incluindo em Ponta Delgada, nos Açores. No continente, existem pontos de recolha de alimentos em Évora, Aljezur, Faro, Olhão, Ponta Delgada, Coimbra, Lisboa, Queluz, Amadora, Pinhal Novo, Montijo, Almada, Feijó, Corroios, Caldas da Rainha, Peniche e Porto.

Entre os profissionais apoiados “há sócios-gerentes que ainda não tiveram apoio, trabalhadores independentes que tiveram apoio em Junho e agora não têm, outros que o tiveram agora e que não tiveram no início [da pandemia], e há uns que ainda não conseguiram ter nada”.

A União Audiovisual está a apoiar técnicos de som, trabalhadores de espectáculo, artistas de teatro ou cabeleireiras de programas de televisão e de cinema, “tudo o que esteja dentro do audiovisual”, um sector afectado por cancelamentos, suspensões e adiamentos ditados pelas medidas restritivas para conter a pandemia da covid-19.

Além da recolha regular de bens alimentares nestes pontos fixos ou em espectáculos que se associam à UA, têm acontecido acções esporádicas de apoio aos profissionais.

Uma delas, que arranca esta quarta-feira, é o lançamento de uma plataforma online, temporária, de venda de produtos de merchandising de artistas e de festivais e outros eventos marcados para este ano e que não aconteceram. Na plataforma www.uncancel2020.pt estão disponíveis para venda mais de 2500 artigos de bandas como Da Weasel e Um Corpo Estranho, de festivais como Rock in Rio, Alive e Paredes de Coura, e de marcas como a Worten e a Super Bock.

A iniciativa foi lançada pela agência Stream and Tough Guy, os artigos estarão à venda até 15 de Dezembro e todas as receitas serão convertidas em cartões alimentares a distribuir através da União Audiovisual.

Esta semana, a UA também divulgou nas redes sociais um curto documentário que dá voz a músicos, mas sobretudo a técnicos e profissionais que habitualmente trabalham nos bastidores e são praticamente invisíveis na concretização das actividades culturais.

Quem quiser ajudar, ou precisar de ajuda, pode contactar a União Audiovisual pela Internet, a partir da página uniaoaudiovisual.pt.

Além da União Audiovisual, também a companhia de teatro Palco 13, com sede em Cascais, lançou uma campanha de angariação de bens alimentares e donativos para apoiar profissionais do sector, intitulada Iniciativa nosSOS, terminou no final de Outubro.

Segundo informação divulgada na página oficial do Facebook, foram distribuídos 263 cabazes ao longo de seis meses: “Esta iniciativa esgotou o valor dos donativos que foram feitos ao longo destes últimos meses e por essa razão termina também esta acção, que só foi possível graças à generosidade e união de todos”, lê-se na página do Palco 13.

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