Telma Monteiro vai lutar pelo título nos Europeus

A judoca nacional vai estar na final da categoria de -57kg, que será a sua sétima na carreira em Campeonatos da Europa.

Foto
Telma Monteiro (quimono azul) em acção LUSA/MARTIN DIVISEK

A judoca portuguesa Telma Monteiro garantiu nesta quinta-feira uma medalha nos Europeus, ao qualificar-se para a final da categoria de -57kg, após vencer a sérvia Marica Perisic, judoca com a qual nunca tinha lutado, por “ippon”, no terceiro combate realizado na 02 Arena, em Praga.

Telma Monteiro disputará a sua sétima final em Europeus de judo, competição em que conta com cinco títulos, uma medalha de prata e sete de bronze, tendo obtido medalhas em todas as participações anteriores, desde os 18 anos, a partir de 2004, num total de 13.

Antes de vencer Perisic (número 33.ª do mundo), em pouco menos de 30 segundos, Telma Monteiro (11.ª do ranking mundial) já tinha derrotado a holandesa Sanne Verhagen (23.ª) e a polaca Júlia Kowalczyk (16.ª), ambas por “ippon” e a última a apenas 56 segundos de combate.

Os outros portugueses

O primeiro dia dos Europeus em Praga teve, à excepção de Telma Monteiro, uma manhã difícil para os restantes sete judocas portugueses em prova, com eliminações aos primeiros combates na maioria dos casos.

Rodrigo Lopes (-60kg), João Crisóstomo (-66kg), Catarina Costa e Raquel Brito (-48kg) e Joana Ramos (-52kg) perderam no combate de estreia, enquanto Sergiu Oleinic (-66kg) e Wilsa Gomes (-57kg) ainda fizeram um segundo combate, no qual acabaram por ceder.

Competem na sexta-feira João Fernando (-73kg), Anri Egutidze e João Martinho (-81kg), e Bárbara Timo e Joana Crisóstomo (-70kg), e no sábado, no último dia da prova, Jorge Fonseca (campeão mundial de -100kg), Yahima Ramirez (-78kg) e Rochele Nunes (+78kg).

Sugerir correcção
Comentar