“O dinheiro público não cai do céu. As pessoas esquecem-se disso”

O juiz Mouraz Lopes é perito no fenómeno de bem desviar para o bolso dinheiros do erário público. Numa altura em que se discute o plano estratégico do Governo para combater a corrupção, lançou um livro sobre o assunto – e não é meigo.

Foto
Mouraz Lopes diz que já há soluções legais para criminalizar o enriquecimento ilícito Rui Gaudencio

Mouraz Lopes sorri quando se lhe pergunta qual é a solução para o problema da corrupção em Portugal: “Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Se eu tivesse a resposta estava rico.” Falsa modéstia: na obra Corrupção – O Labirinto do Minotauro, lançado esta semana pela Almedina, este juiz traça, ao longo de mais de uma centena de páginas, um retrato desassombrado das políticas de combate ao fenómeno e lança alguma luz sobre os caminhos a seguir, numa altura em que o Governo submeteu a discussão pública um plano estratégico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção