W52-FC Porto contrata Jóni Brandão e Ricardo Vilela

Adriano Quintanilha assumiu que o ex-chefe de fila da Efapel era um ciclista que pretendia para reforçar a hegemonia no panorama nacional.

Foto
Jóni Brandão deixa a Efapel para ajudar a W52-FC Porto a conquistar mais uma Volta a Portugal LUSA/NUNO VEIGA

A W52-FC Porto confirmou esta quarta-feira que a contratação dos ciclistas portugueses Jóni Brandão (ex-Efapel), principal rival dos portistas nas últimas edições da Volta a Portugal, e Ricardo Vilela (ex-Burgos BH, de Espanha).

Os dois reforços assinaram um compromisso válido por duas épocas com a formação “azul e branca”, que venceu a Volta a Portugal nas últimas cinco temporadas.

Jóni Brandão, de 30 anos, ex-chefe de fila da Efapel nos últimos dois anos (depois de uma passagem pelo Sporting-Tavira), é a contratação mais sonante dos “dragões”.

“Quando aceitei este desafio, não foi com o objectivo de ser líder de equipa. Para isso, teria outras opções. Sei a maneira de trabalhar deste grupo e venho para torná-lo mais forte, estando ao dispor para o que precisarem de mim”, revelou o ciclista natural de Santa Maria da Feira.

Brandão foi por três vezes segundo classificado na Volta a Portugal, sempre atrás de ciclistas que pertencem à estrutura da sua nova equipa: João Rodrigues (2019), Raúl Alarcón (2018) e Gustavo Veloso (2015). Este ano venceu no alto da Torre, seu primeiro triunfo na prova, terminando na quarta posição da geral.

Já Ricardo Vilela, de 32 anos, regressa ao ciclismo português depois de seis temporadas ao serviço dos espanhóis da Caja Rural e Burgos BH - com passagem pelos colombianos da Manzana Postobón.

“Tinha o propósito de regressar [a Portugal], pois tenho 32 anos e a convicção de que dificilmente passaria para uma equipa do WorldTour. Tenho um currículo de presenças em grandes provas internacionais, mas agora é altura de vir para mais perto de casa. Estou pronto para o que a equipa precisar de mim”, disse o ciclista de Bragança.

Adriano Quintanilha, principal responsável da W52-FC Porto, considerou que os dois reforços trazem ainda mais competitividade à equipa, reafirmando o objectivo de, em 2021, repetir as últimas cinco vitórias no Volta a Portugal.

“Prometi ao presidente do FC Porto a ambição de vencer todas as provas em que participamos, nomeadamente a Volta a Portugal e o Grande Prémio JN. Estes dois ciclistas, que sempre quis, vêm ajudar a ajustar a equipa”, afirmou o responsável.

Quintanilha admitiu a possibilidade do espanhol Gustavo Veloso rumar a outra equipa, tal como os jovens Raul Rico e Tiago Ferreira.

Sugerir correcção