Eleições dos EUA: Delaware elege primeira senadora estadual transgénero

Ritchie Torres é o primeiro afro-latino assumidamente gay e Mondaire Jones o primeiro negro assumidamente gay eleitos para o Congresso dos EUA. Sarah Kate Ellis fala numa eleição “histórica” para a comunidade LGBTI do país.

Foto
Sarah McBride foi eleita para o senado estadual do Delaware DR

Esta já era a eleição com o maior número de candidatos LGBTI (312) da história dos Estados Unidos e passou também a ser aquela com mais eleitos entre a comunidade: pelo menos 35 conseguiram ganhar as suas corridas. Entre eles, figuram Ritchie Torres e Mondaire Jones, que serão os primeiros afro-latino e afro-americano assumidamente homossexuais eleitos para o Congresso. E o Delaware tornou-se o primeiro estado a eleger uma candidata transgénero para o senado estadual, Sarah McBride.

“As vitórias de hoje para as pessoas LGBT+ de cor e transgénero americanas em todo o país são históricas e há muito esperadas”, afirmou Sarah Kate Ellis, presidente da GLAAD, organização de defesa dos direitos da comunidade LGBT+, numa declaração citada pela Reuters.

“As suas vitórias representam um salto em frente para a aceitação LGBTQ e uma exigência de mais progresso e igualdade que a sua própria presença demonstra”, acrescentou.

Segundo uma sondagem nacional da Edison Research, os eleitores LGBT+ representam 7% do eleitorado que votou nas eleições desta terça-feira. Tendo em conta que a estimativa é que representem 4,5% da população adulta dos EUA, pode concluir-se que a comunidade acorreu em grande número às urnas.

Nas presidenciais de 2016, tinham sido 5% do total de eleitores, enquanto nas eleições intercalares de 2018 essa percentagem já tinha aumentado para 6%.

“Nas últimas três eleições, a percentagem de eleitores LGBTQ aumentou sempre, consolidando a nossa comunidade como uma constituinte cada vez mais importante e que os políticos devem cortejar”, afirmou Alphonso David, presidente da Human Rights Campaign, numa declaração também citada pela Reuters. “Os nossos assuntos interessam, os nossos votos interessam e os políticos de todo o país já se deram conta”, acrescentou.

No Twitter, Sarah McBride, a nova senadora estadual do Delaware, escreveu: “Espero que esta noite mostre a uma criança LGBTQ que a nossa democracia é suficientemente grande para ela também.”

“É oficial. Ganhámos! É a maior honra da minha vida poder servir a nossa comunidade em Washington DC. A contagem demorou mais tempo do que estávamos à espera, mas hoje certificaram a nossa vitória & quero dizer obrigado”, escreveu também no Twitter Ritchie Torres.

Mondaire Jones não correu ao Twitter para festejar a sua eleição, mas num dos vídeos partilhados na rede social fala de ser um exemplo do sonho americano: “A minha avó costumava limpar em Congers [Nova Iorque]. Quando a creche era muito cara, levava-me com ela. Agora pude candidatar-me para representar as mesmas pessoas cujas casas eu vi a minha avó limpar enquanto crescia. A minha história é um exemplo do Sonho Americano.”

Sugerir correcção