Fácil e sem gruas: sistema de construção por módulos criado em Aveiro

Cada módulo-base tem três por três metros e pode ser instalado em menos de 24 horas, com recursos mínimos.

Foto
Representação do uso dos módulos de construção DR

Um sistema de construção modular de pequenas habitações, eficiente em termos energéticos, simples, e rápido de montar, foi concebido por um investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA).

“De construção rápida, fácil, barata e sem gruas. Estas são as principais vantagens da solução inovadora de construção modular desenvolvida na Universidade de Aveiro, já patenteada a nível nacional e a aguardar patente internacional”, descreve um comunicado de imprensa da UA.

O sistema permite que os módulos possam ser fabricados em diferentes materiais e utilizados na construção de pequenas habitações e outras instalações permanentes ou temporárias.

“Trata-se de um sistema de construção modular baseado em blocos multifuncionais, cuja principal característica é permitir uma montagem rápida, segura e limpa, que pode ser efectuada por qualquer pessoa”, aponta Carlos Relvas, o investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da UA que concebeu o novo sistema.

“Em termos de sustentabilidade e de economia circular, as construções resultantes deste sistema oferecem boas condições de habitabilidade e consumos energéticos mínimos, além de que os blocos são reutilizáveis permitindo alterações futuras”, esclareceu o cientista.

Foto
Sérgio Almeida (da empresa Dreamdomus), Carlos Relvas (da Universidade de Aveiro) e o arquitecto Alberto Montoya DR

A concepção do sistema patenteado beneficiou de uma candidatura de projecto ao programa Compete 2020, em co-promoção entre uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (Carlos Relvas, António Ramos, Jorge Ferreira, Mónica Oliveira e Nelson Martins) e a empresa Dreamdomus, consórcio que conta ainda com a participação do arquitecto Alberto Montoya.

“Os estudos desenvolvidos no âmbito do projecto permitem desde já concluir que os módulos garantem boas condições de habitabilidade e conforto e podem ser uma boa solução na utilização de espaços temporários multifuncionais ou até mesmo na criação de alojamento temporário nomeadamente residências para estudantes”, sugeriu Carlos Relvas.

O brickitsmart, nome dado ao novo sistema construtivo, tem como principal característica a existência de um módulo-base de três por três metros e 22,5 metros cúbicos, que pode ser instalado em menos de 24 horas e com recursos mínimos, bastando uma ou duas pessoas para a sua instalação e a esse módulo-base podem ser acrescentados outros módulos.

A ligação entre os elementos é guiada, auto-ajustável, estável e desmontável, podendo ser montado em diferentes orientações atendendo à simetria dos encaixes de ligação. Os blocos podem ser produzidos em diferentes materiais e serem reutilizados o número de vezes que se pretender, uma vez que as ligações entre estes não são coladas.

Sugerir correcção