Extrema-direita aproveita a covid-19 para ganhar espaço nas ruas

Manifestantes de extrema-direita envolveram-se em confrontos com a polícia em Itália e na Polónia durante o fim-de-semana. Na Alemanha, o organismo governamental que gere a pandemia foi atacado com garrafas e líquidos inflamáveis. Movimentos extremistas têm aumentado a sua influência, aproveitando teorias da conspiração divulgadas online.

eslovaquia,polonia,alemanha,italia,espanha,europa,
Fotogaleria
Confrontos entre a polícia e membros do Força Nova, partido de extrema-direita, em Itália EPA/CLAUDIO PERI
eslovaquia,polonia,alemanha,italia,espanha,europa,
Fotogaleria
Grzegorz Braun, um dos líderes da Confederação, ao lado de Jstyna Socha, uma das líderes do movimento antivacinas na Polónia Reuters/AGENCJA GAZETA
eslovaquia,polonia,alemanha,italia,espanha,europa,
Fotogaleria
Protesto anti-confinamento em Varsóvia Reuters/AGENCJA GAZETA

Durante o último fim-de-semana, Itália, Polónia e Alemanha foram palco de manifestações contra as restrições impostas pelos respectivos governos para conter a propagação do coronavírus.  O fenómeno não é novo, nem exclusivo daqueles países, e está inserido dentro de uma tendência que tem vindo a crescer na Europa: o envolvimento da extrema-direita nos protestos contra medidas para a contenção do coronavírus. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção