EDP faz aliança com gigante grego para exploração eólica

Serão mais de mil milhões de investimento na Grécia por parte da EDP Renováveis, que fechou acordo com o grupo Ellaktor, líder em infra-estruturas.

Foto
Tony Gentile/Reuters (arquivo)

A EDP Renováveis tem 152 MW contratados em leilões eólicos recentes na Grécia e acaba de anunciar uma joint-venture com o grupo Ellaktor, a maior empresa grega de infra-estruturas, que lhe dará acesso a um portefólio eólico com seis vezes mais capacidade, de 900 MW.

Em comunicado, ambas as empresas anunciaram esta manhã aos respectivos mercados esta nova aliança que conduzirá a investimentos na ordem dos mil milhões de euros.

“A EDP Renováveis uniu-se à Ellaktor, o maior grupo de infraestruturas da Grécia, para a procura e desenvolvimento conjunto de oportunidades para produção de energia eólica na Grécia. As duas empresas vão combinar os seus conhecimentos industriais e as suas capacidades de desenvolvimento”, lê-se no comunicado da empresa portuguesa.

A empresa grega, por seu lado, explica que esta aliança estratégica começará pela “aquisição e desenvolvimento conjunto de dois parques eólicos actualmente em construção, com uma capacidade máxima de 436,8 MW, no município de Eubeia”.

As duas empresas vão prosseguir negociações para estabelecer os termos da cooperação com vista aos restantes projectos de investimento, lê-se no comunicado da Ellaktor. O acordo deverá estar fechado até ao início de 2021.

A EDP Renováveis entrou na Grécia em 2018 e vê “perspectivas atractivas” neste país em termos de energias renováveis. A joint-venture significa acesso “a activos de qualidade já em desenvolvimento” e “potencial de crescimento no mercado grego”. Com 152  MW contratados em leilões eólicos, tem o início das operações marcado para 2021 e 2022.

Para os gregos, este passo abre a porta à duplicação da capacidade instalada. 

Sugerir correcção