A democracia participativa confinou e “não se faz nas varandas”

O consultor do Banco Mundial para a implementação de orçamentos participativos acredita que está na mão dos eleitos não deixar cair estas iniciativas, sublinhando que os autarcas terãode recuperar a energia que se concentrou nas varandas durante a pandemia e canalizá-la para os instrumentos tradicionais de participação.

Foto
A pandemia obrigou a população a adaptar-se e a explorar novas formas de participação Paulo Pimenta

Comunidades que se auto-organizaram para apoiar grupos mais frágeis durante o estado de emergência, varandas onde ecoaram versos de Grândola, Vila Morena na impossibilidade de festejar a Liberdade na rua e cidadãos que tomaram a iniciativa de criar máscaras e gel desinfectante. Durante o estado de emergência ― e com parte do país fechado em casa ―, as iniciativas democráticas não pararam e adaptaram-se às exigências pandémicas, enquanto o país assistia à distância.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção