As semelhanças e diferenças em relação à troika

A Comissão vai voltar a avaliar o desempenho de Portugal para libertar as tranches do dinheiro previsto no plano de recuperação, fazendo lembrar os tempos da troika, mas as diferenças entre estes dois momentos são significativas.

Foto
FRANCISCO LEONG

Com metas e objectivos para cumprir, tranches de dinheiro para serem libertadas e mesmo a possibilidade de realização de auditorias por parte de técnicos de Bruxelas, o novo Plano de Recuperação e Resiliência traz à memória o modelo de forte condicionalismo e de fiscalização apertada que existia no programa de ajustamento da troika. No entanto, entre um e outro há também muitas diferenças e motivos para pensar que, desta vez, o ambiente entre as autoridades nacionais e europeias poderá ser muito mais desanuviado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção