Relógio de deportado português a caminho do Museu Nacional Resistência e Liberdade

A existência do relógio foi revelada em 2014, pelo PÚBLICO. Está registado como o único artefacto guardado pelos Arquivos Arolsen que pertenceu a um português deportado durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, está a caminho de Peniche, graças à intervenção do investigador espanhol Antonio Muñoz-Sánchez.

Foto
O relógio de Paulo da Silva, que deverá ser exposto no Museu Nacional Resistência e Liberdade Nelson Garrido

O relógio de Paulo da Silva, um dos portugueses deportados para os campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial, está a caminho de Portugal e do Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche. O artefacto, que esteve guardado durante décadas num arquivo alemão, foi recuperado no campo de concentração de Neuengamme, e deverá ser exposto no antigo Forte de Peniche, graças à intervenção do investigador espanhol Antonio Muñoz-Sánchez, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção