Adão Silva apresenta candidatura à bancada do PSD na “lógica de unidade”

O candidato único prometeu fazer mais reuniões com os deputados sociais-democratas.

Foto
Adão Silva Nuno Ferreira Santos

O deputado Adão Silva apresentou formalmente a sua candidatura à liderança da bancada do PSD inserida numa “lógica de unidade” e de “continuidade”. O candidato único comprometeu-se em fazer “mais reuniões” e a promover maior “coesão”. As eleições para a sucessão de Rui Rio como presidente da bancada realizam-se esta quinta-feira.

Depois da desistência de Pedro Pinto, que prometia mudar o modo de funcionamento do grupo parlamentar, Adão Silva é candidato único à liderança da bancada, mantendo no essencial a equipa de direcção. O até agora primeiro vice-presidente da bancada rejeitou dar explicações sobre a desistência de Pedro Pinto, mas assumiu que esse gesto “é um contributo para que o grupo parlamentar fique mais unido”.

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Adão Silva considerou que a sua candidatura é marcada por uma “lógica de unidade” e mostrou mais disponibilidade para se reunir com os deputados na sequência de queixas sobre a falta de debate interno. “Vamos fazer mais reuniões e amplificar o debate”, disse, assegurando que se vai empenhar “para que haja mais coesão, mais solidariedade” entre os deputados.

Apesar de reconhecer o valor do pluralismo na bancada, o candidato advertiu, no entanto, que a sua autonomia está condicionada. “Há os que pensam que o grupo parlamentar deve ser uma instância autónoma, os deputados são eleitos, são representantes dos cidadãos. Mas o grupo parlamentar é um órgão do PSD”, disse, defendendo uma “boa articulação com os vários órgãos” do partido.

Questionado sobre o mandato exercido por Rui Rio, que tem acumulado este cargo com o da liderança do partido, Adão Silva deixou elogios – “foi um excelente mandato num tempo difícil” – e assumiu que pode estar mais disponível para a função, já que não tem outros cargos no partido. O deputado assumiu que a sua candidatura é de “continuidade”, referindo que Rui Rio é o primeiro subscritor. 

Na lista entregue esta terça-feira, último dia do prazo, o candidato mantém os restantes cinco vice-presidentes – Afonso Oliveira, Carlos Peixoto, Clara Marques Mendes, Luís Leite Ramos e Ricardo Baptista Leite – e acrescenta Catarina Rocha Ferreira na equipa.

Sugerir correcção