Pedro Pinto desiste de se candidatar à liderança da bancada do PSD

Deputado concluiu ter ficado isolado na iniciativa após contactos com os seus pares.

Foto
Pedro Pinto diz que há "caminhos" que não se percorrem sozinhos Nelson Garrido

O deputado Pedro Pinto desistiu de se candidatar à liderança da bancada do PSD depois de concluir que há “receio” de mudanças e que ficou isolado na iniciativa. As eleições para a direcção do grupo parlamentar, marcadas para esta quinta-feira, terão, assim, uma lista única liderada por Adão Silva apoiada pelo presidente do partido.

Numa declaração escrita enviada esta segunda-feira aos deputados, o ex-vice-presidente de Pedro Passos Coelho assume que já não é candidato, dias depois de se ter disponibilizado para liderar uma candidatura à sucessão de Rui Rio, e de ter feito contactos entre os seus pares.

“Infelizmente e, após esses contactos, percebi que a vontade de mudança que sinto, e que é partilhada por muitos de vós, colide com o receio que todas as mudanças transportam e com o conforto do conhecido, vencendo assim a audácia de alguns, conduzindo à imobilização de todos”, escreveu. 

“Sei que, por vezes, o nosso tempo não é o tempo da maioria. Sei que nesses momentos é necessário aguardar e caminhar lado a lado. Nesses momentos, ensinou-me a experiência, é necessário aguardar que a audácia vença a inércia e que todos possamos, em conjunto, construir as necessárias transformações para que possamos fazer mais e melhor pelos portugueses. Mas há caminhos que não se fazem sozinho. Por isso, decidi não apresentar a minha candidatura a presidente do grupo parlamentar”, lê-se no texto. 

Para se apresentar uma candidatura à liderança da bancada é necessário um mínimo de 5% de subscritores (quatro parlamentares), propor uma lista de vice-presidentes (entre quatro a oito) e de secretários (um a três), podendo avançar também com os nomes dos coordenadores e vice-coordenadores das comissões parlamentares. Na passada quarta-feira, quando Pedro Pinto anunciou que seria candidato, decidiu não apresentar os deputados indicados para coordenadores e vice-coordenadores, remetendo essa indicação para depois das eleições.

Sem prejuízo desta decisão, continuo a considerar que é determinante valorizarmos a função dos deputados do PSD e potenciar a sua representatividade, criatividade, energia e capacidade política e combater o processo de funcionalização que se tem acentuado no nosso partido”, acrescentou.

Pedro Pinto tinha justificado a sua candidatura alternativa com a necessidade de haver “mais debate interno” e com críticas à forma centralizada como as decisões são tomadas actualmente no grupo parlamentar que tem sido liderado por Rui Rio nos últimos meses. O líder do PSD comprometeu-se a deixar de acumular os dois cargos após o congresso de Fevereiro passado e depois de concluir uma reforma administrativa interna.

Sugerir correcção