O regresso às aulas em debate

A 10 de Setembro, o PÚBLICO promove um debate online sobre os desafios do regresso às aulas, com a participação do secretário de Estado adjunto e da Educação. Para acompanhar em directo aqui e no Facebook, a partir das 11h00.

Foto
Andre Rodrigues

Em tempo de arranque de mais um ano escolar, o primeiro sob o véu de incerteza criado pela pandemia de covid-19, o PÚBLICO lança um debate online sobre os desafios do regresso às aulas, juntando, no mesmo auditório virtual, representantes dos pais, das escolas, dos profissionais de saúde e do Governo.

A adequação das medidas de segurança e saúde previstas para o começo deste ano lectivo têm suscitado dúvidas junto de professores, encarregados de educação e alunos. São suficientes? São demasiadas? Vieram a tempo ou tarde de mais? As escolas estão todas preparadas? E o que vai acontecer quando houver um caso positivo na escola? Os pais podem estar seguros? E as crianças? Vão mesmo conseguir estar na escola com distanciamento? As aulas podem ser tão longas e os intervalos tão curtos? Como vão fazer os pais, se as crianças apenas tiverem aulas de manhã ou de tarde? E se vierem para casa de quarentena?

Os receios, as expectativas, mas também o impacto deste regresso nos domínios da saúde, da pedagogia e do bem-estar da comunidade escolar serão alguns dos temas que nortearão a conversa da jornalista Rita Ferreira, editora de Sociedade do PÚBLICO, com um painel que integra o secretário de Estado adjunto e da Educação, João Costa, a psicóloga e professora catedrática Margarida Gaspar de Matos, Jorge Amil Dias, presidente do Colégio de Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos, Jorge Ascenção, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, e Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares.

O debate online ocorrerá no dia 10 de Setembro, a partir das 11h00, e pode ser acompanhado aqui e na página do PÚBLICO do Facebook.

Sugerir correcção