Festa do Avante! é uma prenda do PCP para o Chega

O português comum olha para aquilo com o ar de que os comunistas se acham mais do que os outros. E assim, para o PCP ganhar mais umas massas, o Chega vai ganhar mais alguns votos.

Há quem pense que a ascensão do Chega, por ser um partido de direita, vai sobretudo penalizar os resultados eleitorais do CDS e do PSD. Sem dúvida que algum eleitorado mais conservador do CDS poderá sentir-se atraído por Ventura. Mas quando olhamos para o mapa eleitoral do Chega nas últimas legislativas, aquilo que sobressai não é isso. O partido que parece estar a ser mais directamente ameaçado pela ascensão do Chega não é o CDS, nem o PSD – é o PCP. Basta ver que foi no Sul, e não no Norte, que o Chega obteve, de longe, a maior percentagem de votos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção