Comboio descarrila na Escócia. Polícia confirma três mortos

Seis feridos já foram encaminhados para o hospital e haverá ainda uma pessoa desaparecida. Líder do Governo escocês, Nicola Sturgeon, diz haver indicação da existência de feridos graves.

Foto
Twitter

Um comboio descarrilou nesta quarta-feira na Escócia, avançam a BBC e a Reuters, causando a morte a três pessoas. O acidente aconteceu perto de Stonehaven, Aberdeenshire. As autoridades mobilizaram 30 veículos, paramédicos, bombeiros e auxílio aéreo, continuando a chegar mais meios. A Polícia Britânica dos Transportes (BTP, sigla inglesa) confirmou três vítimas mortais, uma delas o maquinista, e adiantou que seis pessoas já foram encaminhadas para o hospital, ainda que não apresentem ferimentos graves.

A Reuters já tinha avançado com a existência de feridos graves. Foi, aliás, a própria primeira-ministra quem afirmou ao final da manhã que, embora os detalhes ainda estivessem a ser apurados, haveria indicações da existência de feridos graves. Nicola Sturgeon descreveu o acidente como “extremamente grave”, dizendo estar a ser informada sobre os desenvolvimentos. “Todos os meus pensamentos estão com os envolvidos”, disse também.

The Telegraph acrescenta ainda que há uma pessoa desaparecida. Citando a agência de notícias PA, o jornal explica que na origem do acidente poderá ter estado um deslizamento de terras, na sequência do mau tempo que se fez sentir durante a noite.

As imagens aéreas divulgadas pelas estações de televisão britânicas mostram que uma das carruagens chegou a cair para a encosta. As restantes três também descarrilaram, mas ficaram na zona dos carris, uma delas virada ao contrário.

O primeiro-ministro britânico também já reagiu ao acidente, manifestando tristeza pelo sucedido e agradecendo aos serviços de emergência.

O mau tempo, com chuvas torrenciais e tempestades, tem provocado inundações e perturbações nas viagens em várias zonas da Escócia. As autoridades do sector dos transportes terão sido chamadas para o local, no qual os relatos indicam ser possível ver fumo, por volta das 9h43. 

Sugerir correcção