Caso Maddie: Polícia alemã encontra cave secreta e recolhe matérias para análise

Christian Bruckner, o principal suspeito do desaparecimento da menina inglesa, pediu para ser libertado do estabelecimento prisional onde está a cumprir pena por tráfico de drogas. Advogado diz que buscas das autoridades alemãs são um “acto de desespero”.

Foto
Autoridades alemãs recolheram vários materias para análise durante as buscas ao terreno onde o suspeito terá vivido. LUSA/FRIEDEMANN VOGEL

A polícia alemã esteve vários dias a fazer escavações num jardim de uma residência perto de Hanôver, na Alemanha, relacionadas com o alemão Christian B., suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, a menina britânica, e de outros menores.

De acordo com a imprensa alemã e britânica, no local as autoridades encontraram uma espécie de cave secreta e recolheram vários materiais que, alegadamente, foram para análise forense. À agência noticiosa AFP Julia Meyer, porta-voz da Procuradoria de Braunschweig (Brunsvique), que investiga o desaparecimento de Maddie McCann e de outras crianças relacionadas com o suspeito Christian Bruckner​, de 43 anos, confirmou que aquelas buscas estavam ligadas à investigação do caso da menina britânica, mas não foi adiantada qualquer informação sobre o que foi encontrado na tal cave. Há ainda a possibilidade de existir outro local na mira das autoridades germânicas.

De acordo com o Daily Mail, é possível que o suspeito do rapto de Maddie tenha usado outro local, onde terá também, segundo o relato de um vizinho, cavado mais uma cave secreta. Trata-se de um terreno, localizado em Braunschweig, a cerca de 60 quilómetros do local onde a policia esteve a realizar buscas. Manfred Richter, um vizinho, disse ao jornal que o alemão escavou durante meses o terreno. “Cavou um grande buraco. Tinha três metros de profundidade e seis de largura, tirou as pedras e a terra com a mão e atirou-as para a frente do barracão”, disse Richter. No entanto, as autoridades Alemãs ainda não confirmaram se vão ou não promover buscas a este local.

Entretanto, e enquanto as autoridades alemãs levam a cabo um conjunto de operações para tentar encontrar provas para o caso de Maddie, Christian Bruckner pediu novamente para ser libertado. Está a cumprir uma pena por tráfico de drogas. De acordo com o jornal alemão Bild, o advogado de Bruckner​, Friedrich Fülscher, comunicou o pedido de libertação ao tribunal de Kiel, no norte da Alemanha, responsável pelo caso que levou à sua condenação.

O pedido é justificado como facto de, a 7 de Junho, Christian Bruckner já ter cumprido dois terços da pena, que termina em Janeiro. Porém, o alemão tem uma outra condenação pendente de confirmação pela violação, em 2005, de uma norte-americana de 72 anos em Portugal. Está a aguardar uma resposta do Tribunal Europeu ao seu recurso. Sobre as escavações, o advogado do suspeito diz que são “um acto de puro desespero” porque o local já seria conhecido pelos investigadores há anos.

Um mistério desde 2007

O desaparecimento de Maddie MacCann, então com três anos, é um mistério desde 2007. As autoridades britânicas mantêm há anos a investigação em aberto, mas o caso ganhou um novo fôlego quando, no início de Junho, as autoridades alemãs vieram identificar Christian Bruckner, um alemão anteriormente condenado por violação de uma idosa em Portugal, como o principal suspeito. A Procuradoria de Braunschweig disse desde logo ter “provas ou factos concretos” que apoiam a tese de que Maddie está morta. Essas provas nunca foram reveladas e o corpo da criança inglesa nunca foi encontrado.

Christian Bruckner tem antecedentes criminais relacionados com abuso sexual, ofensa à integridade física, roubo e outras contra-ordenações, algumas das quais praticadas durante o tempo que viveu em Portugal, entre 1995 e 2007. Foi julgado pela primeira vez por um crime sexual em 1994, quando tinha 17 anos, e condenado por abuso de menor. O último caso relacionado com menores foi um processo de posse de pornografia infantil, em 2016.

No âmbito do caso Maddie, o Ministério Público de Braunschweig não apresentou acusação formal contra o suspeito, apesar de ter assumido que a criança, então com três anos de idade, está morta.

Sugerir correcção