Porto

Com um personal trainer ou num ginásio na rua, há explosões de energia fora de portas

Depois de organizarem aulas online para sócios, os ginásios ocupam o espaço público exterior livre. Paulo Pimenta
Fotogaleria
Depois de organizarem aulas online para sócios, os ginásios ocupam o espaço público exterior livre. Paulo Pimenta

É vê-los passar: a correr rápidos ou mais vagarosos, a deslizar de bicicleta, em cima do skate, a saltar à corda ou a arriscarem-se de um muro para o outro. Outros preferem estender o tapete de ioga numa das sombras dos jardins do Porto e alongar, serenos, em harmonia com a água que se ouve da fonte e as folhas que se mexem, muitos metros acima deles. A pedido de muitos praticantes que surgem todos os anos no Verão, o estúdio do Porto que encontramos na Quinta do Covelo organiza nesta estação aulas "em constante ligação com a terra e os elementos", conta Sónia Monteiro, responsável pelo Free Flow. Agora, os exercícios respiratórios em grupo, com os sons da natureza, "ganham todo um novo significado". 

Durante o confinamento, a prática de exercício físico foi outro dos momentos do quotidiano a entrar para dentro de casa. Com a chegada do sol, parece explodir de energia junto às marginais das praias, parques infantis, passadiços ou parques de estacionamento vazio. Vão dos 8 aos 80: nas idades e no nível de esforço físico.

O sector dos ginásios, com muitos trabalhadores independentes, foi dos mais afectados pela pandemia. Muitos estabelecimentos e profissionais reeinventaram-se e deram aulas para uma câmara, na esperança que alguém se ligasse do outro lado. Outros, quando voltaram a abrir a 1 de Junho, montaram autênticos estúdios no exterior, com aulas de grupo ou com o incentivo constante de um personal trainer, que trabalha de máscara. "Nada substitui a orientação de um professor ao vivo", reconhecem, mesmo que através do Zoom a professora de ioga tenha conseguido reunir 50 alunos, em casas da África do Sul aos Estados Unidos da América. 

No quarto ou na varanda, improvisava-se com livros, garrafões, pacotes de arroz ou cadeiras. Para o espaço público livre, com a orientação de especialistas, trazem-se os pesos, as cordas, as bicicletas elípticas, as garrafas de água. Às vezes, largam-se as t-shirts. Depois, é aguentar. Há vantagens neste novo normal: no final, talvez reste tempo para um mergulho de água gelada. Mas antes, há que desinfectar os materiais.

Os ginásios reabriram a 1 de Junho, mas há quem não troque o ar fresco pela passadeira do ginásio
Os ginásios reabriram a 1 de Junho, mas há quem não troque o ar fresco pela passadeira do ginásio Paulo Pimenta
A descansar, em prancha ou a jogar futebol: as marginais da praia enchem-se de pessoas que se querem manter activas
A descansar, em prancha ou a jogar futebol: as marginais da praia enchem-se de pessoas que se querem manter activas Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Na Quinta do Covelo, muitos estrangeiros e alguns portugueses juntam-se para uma aula de ioga pela manhã.
Na Quinta do Covelo, muitos estrangeiros e alguns portugueses juntam-se para uma aula de ioga pela manhã. Paulo Pimenta
O estúdio Free Flow já organizava aulas no exterior, "em constante ligação com a terra e os elementos", antes do confinamento.
O estúdio Free Flow já organizava aulas no exterior, "em constante ligação com a terra e os elementos", antes do confinamento. Paulo Pimenta
Agora, os exercícios respiratórios em grupo, ao ar livre e com distância, "ganham todo um novo significado".
Agora, os exercícios respiratórios em grupo, ao ar livre e com distância, "ganham todo um novo significado". Paulo Pimenta
A orientação através do toque é possível, mas os alunos têm de autorizar.
A orientação através do toque é possível, mas os alunos têm de autorizar. Paulo Pimenta
No exterior, a limitação do número de praticantes é muito superior à do estúdio, que tem registado um aumento de pedidos de aulas individuais.
No exterior, a limitação do número de praticantes é muito superior à do estúdio, que tem registado um aumento de pedidos de aulas individuais. Paulo Pimenta
São alguns exemplos dos autênticos ginásios fora de portas.
São alguns exemplos dos autênticos ginásios fora de portas. Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Sugerir correcção