Primeira quinzena de Julho responsável por 52% do total da área ardida deste ano

Entre 1 de Janeiro e 15 de Julho, 9482 hectares, entre floresta, matos e área agrícola, foram consumidos pelas chamas. Daí até este domingo o país já tinha perdido mais 3712 hectares.

Foto
Tudo aponta para que o peso deste mês se torne muito mais relevante quando se juntarem os números dos incêndios deste fim-de-semana, sobretudo o de Oleiros. Paulo Pimenta

Até 15 de Julho, o ano até não estava a correr mal, em termos de incêndios, embora a primeira quinzena deste mês apontasse já para um agravamento da situação. O 2.º relatório provisório de incêndios rurais, relativo ao período entre 1 de Janeiro e 15 de Julho de 2020, dava conta de um cenário bastante favorável, quando comparado com anos anteriores. Os dados disponibilizados na página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indicavam que comparando os valores de 2020 com a média anual dos últimos dez anos, estávamos perante menos 54% de incêndios rurais e menos 54% de área ardida. Neste período, o ano de 2020 aparece assim como o 2.º com o valor mais reduzido em número de incêndios e o 5.º com menor área ardida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção