Falta de psicofármacos não é nova, mas “angústia existencial” agrava o problema

O medo no presente junta-se à sensação de uma ameaça futura. Como em todas as situações de crise, as pessoas procuram o que lhes alivia o sofrimento. Dois psiquiatras falam da indisponibilidade do Victan anunciada esta semana e da falta que fazem outros medicamentos na área da saúde mental.

Foto
Tiago Lopes

A característica de ser um ansiolítico exclusivo de uma só empresa e a própria natureza deste medicamento de acção rápida para a ansiedade explicarão, porventura, o aviso lançado no início da semana pelo Infarmed de que esgotou nas farmácias e vai continuar indisponível pelo menos até Outubro. Mas o Victan está longe de ser o único psicofármaco a ficar indisponível, garante Miguel Bragança, presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, que está em contacto frequente com colegas. Falhas deste tipo acontecem regularmente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção