Medicamento para a ansiedade indisponível nas farmácias até ao Inverno

O Infarmed recomenda que apenas “para doentes com distúrbios de ansiedade crónica e refractária” deve a solução farmacológica alternativa ao Victan ser utilizada.

Foto
Victan vai estar indisponível nas farmácias Paulo Pimenta

O medicamento é conhecido pelo nome de Victan e distribuído pela Sanofi Produtos Farmacêuticos, única empresa autorizada à introdução deste fármaco no mercado. A empresa anunciou nesta terça-feira a sua incapacidade de abastecer as farmácias deste medicamento nos próximos meses, pelo menos, até ao 4º trimestre deste ano. 

O anúncio foi feito pelo Infarmed que apresenta em alternativa a substância activa Alprazolam 1 mg (na base do medicamento conhecido por Xanax, entre outros) disponível no mercado em Portugal. 

Ao mesmo tempo, recomenda que seja “equacionada pelos profissionais de saúde a implementação de medidas não farmacológicas para controlo de ansiedade”. Só “para doentes com distúrbios de ansiedade crónica e refractária” deve a solução farmacológica ser utilizada, acrescenta a circular do Infarmed.

O Infarmed expõe os casos em que o Victan tem de ser substituído, acordo com as orientações recebidas pelo junto da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica: em especial no tratamento de ansiedade crónica e na presença de sintomas físicos de abstinência. 

“De acordo com a evidência científica disponível, em alternativa ao medicamento Victan 2 mg, em especial no tratamento de sintomas de ansiedade crónica e quando exista risco de ocorrência de sintomas físicos de abstinência, pode ser considerada a substância activa Alprazolam 1 mg em formulação de libertação prolongada, que se encontra disponível no mercado português”, refere o Infarmed.

Seguir as recomendações 

A entidade sob tutela da ministra da Saúde informa ainda que se encontra a desenvolver todos os esforços no sentido assegurar o abastecimento das farmácias e unidades de saúde com a maior brevidade, mas que de momento, e estando as diligências ainda a decorrer junto de outros agentes do sector, devem os profissionais de saúde seguir as recomendações divulgadas nesta terça-feira.

Para a substância activa do medicamento só existe esta marca, e também não existe genérico.

O Infarmed, no entanto explica, que o medicamento Victan, que tem como substância activa Loflazepato de Etilo, é classificado como benzodiazepina com actuação ao nível do sistema nervoso central, encontrando-se indicado para a ansiedade e sintomas ansiosos.

Outras alternativas terapêuticas possíveis à substância activa Loflazepato de Etilo indicadas no Formulário Nacional do Medicamento são Bromazepam, Cetazolam, Clobazam, Clorazepato, Clorodiazepóxido, Cloxazolam, Diazepam, Lorazepam, Mexazolam, Midazolam, Oxazepam, Prazepam, Buspirona, enumera o Infarmed na circular hoje divulgada.

Cada pessoa deve aconselhar-se junto do seu médico-assistente, advertem os especialistas, porque, na ausência do Victan, podem ser recomendados medicamentos e substâncias activas diferentes para casos de ansiedade com características diferentes. 

Sugerir correcção