Mais de 200 dispensadores de máscaras foram vandalizados em Cascais

Por todo o concelho, foram colocados 400 dispensadores automáticos de máscaras, que permitem comprar quatro unidades por um euro. Autarquia fala de “vandalismo puro” que “subtrai recursos a quem mais deles precisam” e de um prejuízo de 200 mil euros.

Foto
Uma das máquinas vandalizadas na zona da Parede DR

No final de Maio, a Câmara de Cascais, dentro das medidas de contenção do surto provocado pelo novo coronavírus, começou a instalar dispensadores automáticos de máscaras em todas as freguesias do concelho. No total, foram instaladas 400 máquinas, onde é possível comprar pacotes de quatro unidades por um euro. No entanto, há semanas que têm sido alvo de actos de vandalismo, confirma a autarquia. 

Nos últimos dias, o PÚBLICO foi alertado para o facto de vários equipamentos estarem fora de serviço e vedados na zona da Parede. Nesses equipamentos, foi colocado o aviso “Por motivos de vandalismo este equipamento está fora de serviço” pela empresa municipal Cascais Próxima, responsável pela sua gestão, até serem substituídos ou reparados. Os restantes dispensadores mantêm-se em funcionamento.​

Em resposta ao PÚBLICO, a autarquia não identifica os locais onde mais se verificam os actos de vandalismo, mas explica que a destruição destes equipamentos começou logo após terem sido colocados, tendo-se agravado nas últimas três semanas. Até ao momento, foram vandalizados 204 dispensadores, um prejuízo na ordem dos 200 mil euros, estima o município, que nota ainda o facto de haver casos de mera destruição. “Deparamo-nos com roubos mas nalguns casos apenas vandalismo.”

“São actos que nos envergonham, enquanto comunidade, perpetrados por delinquentes que debilitam o combate à pandemia que está a ser feito por todos os cascalenses, e que subtraem recursos a quem mais deles precisam. Trata-se de vandalismo puro, porque até para quem tem dificuldades económicas ou se encontra na situação de desemprego a câmara tem distribuição gratuita de máscaras”, refere a autarquia. 

A Câmara de Cascais tem estado a produzir máscaras para abastecer a sua população, com duas máquinas importadas da China que têm capacidade para fabricar cerca de cinco milhões de máscaras por mês.

Além dos dispensadores automáticos, os munícipes podem também comprar máscaras a preços acessíveis junto de algumas IPSS, associações, clubes desportivos e outras entidades do concelho.

Sugerir correcção