Covid-19: Singapura entra em recessão pela primeira vez em dez anos

Em comparação com o ano anterior, a economia recuou 12,6% entre Abril e Junho. Em cadeia, quebra foi de 41,2%

Foto
LUSA/WALLACE WOON

Singapura entrou em recessão pela primeira vez em mais de uma década, com a actividade económica a cair 41,2% no entre Abril e Junho de 2020, em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados preliminares divulgados esta terça-feira. Em comparação com o ano anterior, a economia recuou 12,6% no segundo trimestre deste ano, indicou o Ministério do Comércio da cidade-Estado.

A economia de Singapura, altamente dependente do comércio internacional, tem sido duramente atingida pelas medidas rigorosas impostas para combater a pandemia da covid-19. Os dados divulgados apontam para um segundo trimestre de contracção económica, o que significa que Singapura entrou em recessão pela primeira vez em mais de uma década.

A queda maciça do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deveu-se a “medidas que foram implementadas de 7 de Abril a 1 de Junho para atrasar a progressão da covid-19, incluindo a suspensão dos serviços não essenciais e o encerramento da maioria dos locais de trabalho”, disse o Ministério do Comércio, em comunicado.

O Ministério também atribuiu a contracção das actividades à “fraca procura externa no contexto de uma recessão económica global”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 569 mil mortos e infectou mais de 13 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Sugerir correcção