Antiga fábrica A Napolitana em Lisboa proposta para monumento de interesse público

De acordo com a informação publicada no site da DGPC, A Napolitana insere-se na grande fase de afirmação da indústria moageira alimentar em Portugal.

Foto
Fábrica A Napolitana em Alcantâra, Lisboa DR

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai propor à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a classificação como monumento de interesse público da antiga unidade industrial A Napolitana, localizada em Alcântara, Lisboa.

De acordo com o anúncio publicado nesta terça-feira em Diário da República e assinado pelo director-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, a proposta ficará em consulta pública durante 30 dias e as observações dos interessados deverão ser apresentadas junto da DGPC, que se pronunciará num prazo de 15 dias úteis.

A antiga unidade industrial está localizada na Rua Maria Luísa Holstein, na Rua da Cozinha Económica e na Travessa Teixeira Júnior, nº 1.

Em 1908, a firma Gomes, Brito Conceição Reis & C.ª solicitou ao município a construção da sua fábrica no tecido industrial de Santo Amaro.

Pouco se conhece desta empresa, tendo a fábrica de massas A Napolitana sido adquirida, em 1926, pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias (CIPC), mantendo-se em actividade até 1970, ano em que a CIPC vendeu a fábrica.

O projecto da fábrica de massas, da autoria dos construtores e projectistas franceses Vieillard & Touzet, foi publicado numa revista de referência - A Construção Moderna - para o estudo da arquitectura coeva.

Os vários edifícios construídos - fabrico das massas, moagem, silos, casa das máquinas - e mesmo as ampliações ocorridas a partir de 1912/1913 mantiveram “uma unidade construtiva e uma homogeneidade estética conferida pela valorização atribuída a elementos estruturais, como os pilares, aos vãos de iluminação e à articulação do tijolo silíco-calcário branco e cinzento”.

Cada um dos edifícios tem uma volumetria e uma área distinta, exigências estritamente dependentes da função e do equipamento industrial a instalar.

O conjunto industrial, de início do século XX, tem reconhecida importância para o estudo da arquitectura industrial portuguesa.

A manutenção deste complexo no território industrial de Santo Amaro simboliza a permanência de uma das últimas instalações industriais desta área de Lisboa, dedicada à mecanização da alimentação.

As antigas instalações de A Napolitana estão em vias de classificação desde 25 de Novembro de 2017. No entanto, tinha sido já iniciado um processo de classificação no início de 2004 que acabou por caducar.

Sugerir correcção