Apps de rastreio da covid-19 com pouca adesão nos países democráticos

Austrália, França, Alemanha, Itália, e Suécia são países com aplicações de rastreio de contactos. Fora da China, porém, a adesão tem sido baixa e ainda é cedo para perceber se são eficazes.

Foto
Os países ocidentais tentam criar aplicações de rastreio de contacto que respeitem a privacidade VALENTYN OGIRENKO/REUTERS

Há meses que investigadores e políticos de todo o mundo discutem os benefícios e limites de aplicações móveis que ajudem a fazer um rastreio de contactos mais preciso e rápido de pessoas diagnosticadas com covid-19 para travar a propagação da pandemia. A China foi pioneira com aplicações que monitorizam a localização e sintomas dos seus habitantes, e atribuem códigos — verde, amarelo, ou vermelho — que limitam o acesso a espaços públicos. Em Hong Kong, uma pulseira dada no aeroporto, associada a uma outra aplicação móvel, garante que as pessoas respeitem o período obrigatório de quarentena ao entrar no país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção