Os distintos vinhos de João Póvoa, um médico na Bairrada

João Póvoa, 64 anos, é médico oftalmologista em Coimbra, mas alguns dos vinhos mais marcantes da Bairrada das últimas três décadas têm a sua marca. Uma história sobre o poder hipnótico que o vinho exerce em quem cresce entre as vinhas e o lagar.

Foto

João Póvoa é uma daquelas pessoas que tinham tudo para levar uma vida flauteada e até faustosa, sem arrelias e preocupações com as vinhas, sem precisar de andar de feira em feira, de restaurante em restaurante a vender vinho. Como médico oftalmologista no Centro Hospitalar de Coimbra e renomado especialista em cirurgia implanto refractiva (é o único oftalmologista português com uma técnica cirúrgica de reconstrução da íris publicada na principal revista internacional da especialidade), solteiro e sem filhos, podia desfrutar placidamente da cultura do vinho, provando e bebendo o que bem lhe apetecesse. Mas quem descende de uma família de vinhateiros, como é o seu caso, dificilmente se liberta do mesmo destino. E não se trata de nenhuma maldição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção