Bipolar ou tripolar, eis a questão

Teremos de nos conformar à escolha entre termos de nos adaptar ao capitalismo ditatorial da China e ao capitalismo desregulado dos EUA?

Há dois meses, um dos melhores historiadores contemporâneos, o britânico Adam Tooze, compôs um primeiro esboço de história global da crise pandémica. As primeiras frases dão ideia do choque a que fomos submetidos: “quando a Europa e os EUA começaram a perceber a escala da pandemia da covid-19, os investidores entraram em pânico. Os mercados financeiros caíram a pique. A derrocada foi tão séria que em várias ocasiões na segunda e na terceira semana de março, o funcionamento normal dos mercados estava em dúvida”. O tom é o de uma repetição do colapso de 2008, — sobre o qual Tooze escreveu também um grande livro, de título Crashed — , mas em pior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção