A mulher que recomeçou duas vezes e caiu três

Trocou a enfermagem no Brasil pelo desconhecido em Portugal e recomeçou a vida como terapeuta num spa. A falência do negócio conduziu-a ao turismo em 2017, como gestora de três alojamentos locais. Agora que tudo “caiu” de novo aos pés de uma pandemia, Ana Paula vai continuar. “Luto até prova em contrário”

Foto
O trabalho como terapeuta também teve de parar. Ana Paula está a retomar pouco a pouco

Nas páginas da agenda vermelha de Ana Paula cabe parte da sua história nos últimos meses. Não por aquilo que nelas escreveu, mas pelo que deixou de anotar: “Cancelamento, cancelamento, cancelamento…” A luso-brasileira de 50 anos folheia o livro, abana a cabeça numa espécie de rendição à falta de palavras, faz silêncio enquanto mostra a diferença entre as páginas quase sem espaço branco e o branco a tomar conta de todas as páginas. Ali tentava organizar os seus dias sempre corridos, “de segunda a segunda”, entre a gestão de três apartamentos e um pequeno spa no Porto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção