Covid-19: Portugal pode até perder o medo, mas não pode perder o controlo

O aumento de novos casos confirmados em Portugal é ligeiro e para o virologista Pedro Simas “não só é expectável como inevitável”. Mais importante do que isso é manter a epidemia controlada e proteger os grupos de risco.

Foto
Lisboa, 31 de Maio de 2020: Jardim marcado com círculos para que cada pessoa mantenha uma distância física de segurança Nuno Ferreira Santos

O aumento de novos casos nos últimos dias em Portugal quer dizer que o país está a perder terreno na luta contra a covid-19? Não necessariamente. Apesar de a curva epidémica continuar a subir dia após dia, cair na tentação de comparar Portugal com outros países numa altura em que o vírus está a “sofrer” as consequências das medidas de “anticontágio” pode ser imprudente e precipitado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção