Chave para acompanhar a discussão sobre o fundo de recuperação

Com a proposta da Comissão Europeia, a UE prepara-se para iniciar uma discussão, que se prevê difícil, sobre o fundo de recuperação com que pretende retirar as economias da recessão em que se encontram. Subvenções ou empréstimo deverá ser um dos temas a dividir as capitais

Foto
LUSA/RAINER JENSEN

Porque é que a Europa está a discutir um fundo de recuperação?
As economias da zona euro estão a passar pelo seu pior momento das últimas oito décadas por causa dos efeitos da pandemia do coronavírus. No primeiro trimestre deste ano, a economia da zona euro já recuou 3,8% (a da UE 3,3%) e todas as previsões apontam para que no segundo trimestre a queda seja muito maior. Este ano será provavelmente o pior em termos económicos desde a Grande Depressão dos anos 30 do século passado e, por isso, para limitar os danos, os Estados estão a ser chamados a intervir, com uma política orçamental expansionista e contra-cíclica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção