Dia Nacional dos Cientistas a “informar, inspirar e cativar” num festival online

A tarde de sábado traz três horas de ciência sem parar, na companhia de dezenas de especialistas portugueses e estrangeiros. Quem vê em casa também é convidado a vestir a bata.

Foto
André Rodrigues

Muda-se o meio, mantém-se o propósito: assinalar a data com uma série de iniciativas que façam a celebração “da ciência e dos cientistas, como motor para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos”, numa altura em que tanta esperança recai sobre esta comunidade. 

A fórmula encontrada é um Festival de Ciência Online. São três horas non stop com investigadores, experiências, jogos, demonstrações e a participação de perto de 40 especialistas das mais diversas áreas – astronautas incluídas.

Andreas Mogensen, que esteve em missão na Estação Espacial Internacional em 2015, é um dos oradores convidados. A presidente da Agência Espacial Portuguesa Chiara Manfletti, o físico e Prémio Nobel da Paz Mohan Munasinghe, a bióloga e Prémio Pessoa Maria Manuel Mota, a engenheira de materiais Elvira Fortunato, o virologista Pedro Simas, a socióloga Luísa Schmidt, o patologista Sobrinho Simões e o biólogo marinho José Xavier são outros dos convocados. 

Mohan Munasinghe Miguel Nogueira
Chiara Manfletti Daniel Rocha
Manuel Sobrinho Simões Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
Mohan Munasinghe Miguel Nogueira

As intervenções são distribuídas por cinco áreas: O Que Faz Um Cientista, Testemunhos, Exploração Virtual, Falar Futuro e Ciência em Tempos de Vírus. Juntam-se-lhes mais duas: Ciência com Experiência, que desafia as famílias a fazerem das suas casas laboratórios, e Perguntas com Ciência, um campo de quizzes em que os mais conhecedores serão premiados com bilhetes para os centros Ciência Viva espalhados pelo país.

Guiado pelas acções do lema “informar, inspirar e cativar”, o festival decorre entre as 16h e as 19h em www.cienciaviva.pt/festival (onde está disponível todo o programa) e no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento.

A iniciativa é organizada pela rede de centros Ciência Viva, apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a apresentação está entregue à equipa do magazine televisivo de ciência e tecnologia Falar Global

O Dia Nacional dos Cientistas foi criado em 2016 por resolução da Assembleia da República. É assinalado a 16 de Maio como homenagem ao professor, cientista, político e ministro da Ciência José Mariano Gago (1948-2015), nascido nessa data.

Sugerir correcção