Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Esta terça-feira assinala-se o Dia Nacional dos Cientistas.
O ensaio em que José Mariano Gago diagnosticou a situação da ciência portuguesa e propôs um tratamento é reeditado nos 75 anos do nascimento do físico e antigo ministro da Ciência, que morreu em 2015.
Esta é a nota introdutória ao Manifesto para a Ciência em Portugal, que José Mariano Gago publicou em 1990 e que a editora Gradiva reedita agora.
Centro Ciência Viva de Estremoz tem uma agenda de actividades para dia 16 de Maio, contando com a presença da ministra Elvira Fortunato no encerramento de um ciclo de conferências.
No 85.º episódio falamos sobre o cartaz “De que são feitas as coisas?”. O podcast 110 Histórias, 110 Objectos, do Instituto Superior Técnico, é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.
Quais são as grandes novidades/interrogações para os próximos tempos? Essencialmente duas: uma pessoal, uma situacional.
O novo sistema de governo das instituições faliu por completo, ao criar “ditadorezinhos” académicos e desprezando a vontade de estudantes, funcionários e de parte dos docentes.
Portugal tem de culminar o seu caminho de liderança do oceano, no sentido de vincular as confluências de vários processos em discussão sobre políticas do oceano: o novo tratado global para acabar com a poluição por plásticos, os tratados para acabar com subsídios prejudiciais que alimentam a pesca ilegal e não reportada e os novos objetivos de biodiversidade marinha em alto mar.
Portugal desde 1997 que advoga a intenção de contribuir para a agência da investigação em cancro da Organização Mundial de Saúde – mas o pedido de adesão tem sido sucessivamente adiado. A directora da instituição menciona que esta “é uma questão política”.
Para permitir notificações, siga as instruções: