Espanha decreta quarentena obrigatória para quem chegue do estrangeiro

A medida entra em vigor na próxima sexta-feira e será aplicada, pelo menos, até 24 de Maio. Quem chegue ao país vindo do estrangeiro deverá permanecer fechado em casa ou no alojamento.

Foto
Aeroporto de Madrid, Espanha SERGIO PEREZ/Reuters

As pessoas que cheguem a Espanha de fora do país terão de cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias após a sua chegada, segundo uma ordem do Ministério da Saúde espanhol publicada esta terça-feira e que entrará em vigor a partir de dia 15 de Maio.

Esta medida aplica-se, pelo menos, até ao dia 24 de Maio – mas poderá ser prolongado juntamente com o estado de emergência​. O objectivo é reduzir o número de casos importados, explica o documento. 

A medida visa qualquer viajante que chegue do estrangeiro, mas existem algumas excepções: os trabalhadores transfronteiriços, as empresas transportadoras e respectivos trabalhadores, assim como profissionais de saúde que se desloquem para exercer a sua profissão, desde que não tenham estado em contacto com pessoas com covid-19, explica o jornal espanhol El País. Os 14 dias começam a contar no dia seguinte à chegada da pessoa a território espanhol.

Quem ficar em quarentena deverá então permanecer na sua casa ou no alojamento e limitar todas as suas deslocações, podendo sair (com máscara) para ir ao supermercado ou farmácias ou adquirir outros bens de primeira necessidade. Poderá também sair “por motivos de força maior”.

Espanha é um dos países mais afectados pela pandemia de covid-19 e conta quase 27 mil mortes e 228 mil casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 (que causa a doença covid-19). Pelo mundo, são mais de 4,1 milhões de casos e 286 mil pessoas que morreram por causa deste novo coronavírus. 

Sugerir correcção