Na Nave do Conhecimento, pela memória adentro

Todas as terças, às 11h, há um novo episódio para explorar nos canais sociais da Casa da Memória de Guimarães.

Foto

Qual é a sua memória mais marcante de Guimarães? Sabe o que são ex-votos? Já bebeu da Fonte do Santo? Conhece a lenda de S. Torcato? Sabe quem foi Catarina das Chagas? Estas são apenas algumas das questões que servem de ponto de partida a uma série de visitas à Casa da Memória, em Guimarães, em formato virtual como convém.

Todas as terças-feiras, às 11h, há um novo episódio para explorar, nos canais sociais do museu vimaranense (Facebook, Instagram e Vimeo) e, depois da estreia, também no site. Os vídeos, que rondam os cinco minutos de duração, não só permitem ao visitante espreitar salas e recantos do espaço físico, com todas as peças que ali habitam, como também descobrir os testemunhos imateriais da cultura do território, entre histórias e curiosidades deste e de outros tempos.

O episódio desta terça-feira, o quinto da série, é dedicado a Ilustres Desconhecidos. No arquivo da Nave da Comunidade, estão disponíveis os anteriores Atlas das Curiosidades, que passeia pelas expressões da terra; A Cantarinha dos Namorados, sobre a origem e significado daquele que é um dos símbolos da tradição oleira da região; Catarina das Chagas, que abre a tampa da caixa biográfica sobre a religiosa que fundou o Convento da Madre Deus, em Guimarães; e Os Ex-votos de São Torcato e o Milagre, que invoca crenças e festividades religiosas.

Sugerir correcção