Covid-19. Cidadão do Bangladesh é a primeira vítima mortal abaixo dos 30 anos em Portugal
Cidadão era um pequeno empresário, proprietário de um restaurante, de alguns hostels e de uma loja de artesanato no centro de Lisboa, diz presidente do Centro Islâmico do Bangladesh. Estaria internado há um mês, no Curry Cabral.
Um cidadão do Bangladesh de 29 anos foi a primeira vítima mortal de covid-19 abaixo de 30 anos em Portugal. O jovem, que vivia em Portugal desde 2011, era um pequeno empresário, proprietário de um restaurante, de alguns hostels e de uma loja de artesanato em Lisboa, disse ao PÚBLICO Rana Uddin, presidente do Centro Islâmico do Bangladesh e da Associação Amizade Bangladesh-Portugal.
Segundo Moin Ahamed, assistente técnico no Alto Comissariado para as Migrações, também do Bangladesh, o cidadão do Bangladesh estava internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, há um mês, vítima do coronavírus SARS-CoV-2, que deu origem à pandemia covid-19, e terá tido outras complicações de saúde.
A morte aconteceu na segunda-feira, disse, e o enterro foi esta terça-feira à tarde, no Lumiar, em Lisboa. Rana Uddin revelou que, segundo as informações que recolheu, o resto da família estava bem de saúde. A mãe tinha também contraído SARS-CoV-2, mas estará a recuperar em casa, adiantou.
A viver em Lisboa com a mulher, uma filha, a mãe e a irmã, tinha acabado de comprar um prédio onde funcionava um restaurante e um hostel, disse Moin Ahamed.
Na conferência de imprensa desta terça-feira, Diogo Cruz, subdirector-geral da Saúde, disse, sem adiantar pormenores: “Existe a lamentar, de facto, uma morte entre os 20 e os 29 anos. Transmitimos os nossos sentimentos aos amigos e família.”
Até esta terça-feira, Portugal registou 1074 mortos por covid-19, ou seja, mais 11 do que na segunda-feira, o que equivale a uma taxa de crescimento de 1%.
A maioria das vítimas continua a ter entre 40 e mais de 80 anos, sendo que é a partir dos 70 que a taxa de letalidade se torna mais preocupante. De acordo com secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, a taxa de letalidade global é de 4%, enquanto a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 14,9%.
Quanto ao número de casos positivos, registam-se 25.702 casos confirmados, mais 178 nas últimas 24 horas, o que corresponde a um aumento de 0,7%, segundo os dados do boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direcção-Geral da Saúde.