Hacker suspeito de ataque à Altice e ao Benfica ficou em prisão preventiva

Jovem de 19 foi ouvido esta quinta-feira para primeiro interrogatório judicial. O facto de ser reincidente terá contribuido para a decisão de ficar em prisão preventiva.

Foto
O jovem detido pela Polícia Judiciária, na quarta-feira, é suspeito de ter realizado vários ataques informáticos a vários sites do Estado e a empresas. Daniel Rocha

O jovem de 19 anos, conhecido como Zambrius, e que alegadamente estará ligado ao grupo de hackers CyberTeam e que é suspeito de ter realizado vários ataques informáticos, ficou em prisão preventiva.

Detido pela Polícia Judiciária na quarta-feira, o jovem que é de nacionalidade portuguesa, é suspeito de ter realizado vários ataques informáticos a sites do Estado e a empresas, como a Altice Portugal.

 O suspeito, de 19 anos, será ainda o responsável por piratear o site do Benfica e o da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

O arguido, apurou o PÚBLICO, é alegadamente o responsável pelo grupo CyberTeam em Portugal e tem antecedentes por crimes de idêntica natureza.

Zambrius é um dos 23 arguidos que foram acusados, no âmbito do processo da Operação Caretos. 

O julgamento começou em Março, mas teve de ser interrompido por causa da pandemia da covid-19. Em causa estão crimes de sabotagem informática, associação criminosa, acesso ilegítimo. Trata-se sobretudo de jovens que, na sua maioria são autodidactas.

Aliás, na comunidade de hackers, Zambrius não é tido como um perito e os seus ataques são considerados básicos.

Quando foi detido, no âmbito da  “operação Caretos”, Zambrius tinha 16 anos e por isso cumpriu tempo num centro Educativo. Terá lá ficado cerca de dois anos. 

Há cerca de um ano que as autoridades vigiavam a actividade do suspeito, que depois de ter levado acabo ataques no 25 de Abril acabou detido. 

Sugerir correcção
Ler 12 comentários