Primeiro-ministro russo tem covid-19

Confirmação foi dada durante chamada com Putin. País ultrapassou as 100 mil infecções esta quinta-feira.

Foto
Momento em que Mikhail Mishustin dá confirmação do diagnóstico a Putin Reuters/SPUTNIK

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, tem covid-19. A confirmação foi dada pelo próprio ao Presidente, Vladimir Putin, numa videoconferência transmitida na televisão estatal russa.

“Acabei de saber que o resultado do teste de despistagem ao coronavírus foi positivo”, adiantou o primeiro-ministro. As funções de primeiro-ministro serão agora asseguradas pelo número dois, o vice-primeiro-ministro Andrei Belousov, enquanto Mikhail Mishustin recupera da infecção em isolamento.

Mikhail Mishustin, de 54 anos, foi confirmado pelo Parlamento russo como primeiro-ministro em Janeiro, após ter sido escolhido pelo Presidente, Vladimir Putin e tem coordenado as acções de combate ao novo coronavírus na Rússia. O antecessor no cargo, Dmitri Medvedev, tinha apresentado a demissão dias antes para dar espaço ao Presidente para realizar alterações constitucionais. À data desta nomeação, Mikhail era director da Autoridade Tributária Federal russa. 

Esta confirmação surge no dia em que o país ultrapassou oficialmente as 100 mil infecções. A Rússia tem mais 1169 mortes associadas ao vírus e o Presidente decidiu prolongar o estado de emergência até meados de Maio. Há 114.431 casos confirmados de covid-19.

Sugerir correcção