Café com Filmes a Parar para Pensar

O documentário Amanhã abre, a 30 de Abril, um ciclo online ligado à tradição cineclubista de Torres Vedras e focado na reflexão sobre este “momento crítico da Humanidade”.

O ciclo começa com <i>Amanhã</i>, de Mélanie Laurent e Cyril Dion
Foto
O ciclo começa com Amanhã, de Mélanie Laurent e Cyril Dion

Se os cinéfilos não podem ir ao Teatro-Cine de Torres Vedras, vão os filmes a casa deles – filmes que convidam a “Parar para Pensar”. É este o título do ciclo temático online que está em exibição, a partir desta quinta-feira, no Facebook da sala torriense.

Nasce da vontade de “manter a relação com a comunidade e combater o isolamento social, mas também de lançar o debate e a reflexão, neste momento crítico da Humanidade”. São palavras do Café com Filmes, que há mais de uma década dinamiza sessões e actividades que alimentam a enraizada tradição cineclubista da cidade.

A comunidade local também entrará no plano, num filme resultante de um desafio que lhe será lançado, com projecção guardada para o encerramento. Até lá, as sessões — cada uma com a participação de um convidado — vão sendo anunciadas uma a uma. Para a primeira, foi escolhido o documentário Amanhã. Realizado pelos franceses Mélanie Laurent e Cyril Dion, faz uma abordagem optimista à questão da sustentabilidade, apresentando soluções encontradas pelos dois em viagem pelo mundo. André Vizinho, do movimento ambiental Transição Portugal, é chamado a intervir.

A visualização é sempre gratuita, mediante inscrição. O ciclo faz parte do programa de Emergência Cultural de Torres Vedras, que disponibiliza online conteúdos de artes, cultura e educação neste período de confinamento.

Sugerir correcção