Afinal a Rapariga com Brinco de Pérola já teve pestanas e a “pérola” não passa de uma ilusão

Há dois anos, o célebre retrato de Vermeer voltou a ser examinado e desde então conservadores e cientistas têm tratado a informação recolhida. Descobriram, por exemplo, que o artista mudou várias vezes de ideias enquanto pintava e que usou pigmentos do México e do Afeganistão.

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Imagem de macro raio-X que mostra que Vermeer pintou pestanas nos olhos da jovem mulher Cortesia: Museu Mauritshuis/Annelies van Loon: Mauritshuis/Rijksmuseum
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Cortesia: Museu Mauritshuis
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O aparato montado na sala do museu para que os cientistas pudessem trabalhar Cortesia: Museu Mauritshuis
Garota com Brinco de Pérola
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A assinatura do pintor de Delft Cortesia: Museu Mauritshuis
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Pormenor do rosto seguido de duas imagens técnicas que mostram a mistura de pigmentos invisível a olho nu Cortesia: Museu Mauritshuis
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Abbie Vandivere, conservadora-chefe de pintura do museu, examina a obra a olho nu Cortesia: Museu Mauritshuis

Sedutora e misteriosa, Rapariga com Brinco de Pérola é há décadas a imagem de marca do Museu Mauritshuis, mas nunca foi tanto The Girl in the Spotlight (“a rapariga no centro das atenções”) como nos últimos dois anos. 

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