Londres lança alerta por síndrome inflamatória em crianças de relação incerta com a covid-19

Algumas das crianças afectadas deram positivo no teste ao novo coronavírus, outras negativo. Médico italiano também registou aumento de síndrome em crianças em Bergamo.

Foto
Crianças britânicas em confinamento HANNAH MCKAY/Reuters

Investigadores britânicos e italianos estão a examinar se pode haver uma ligação entre a covid-19, provocada pelo novo coronavírus, e uma doença inflamatória que está a afectar crianças, sublinhando que é demasiado cedo para especular sobre uma ligação entre as duas.

No Reino Unido, as autoridades de saúde lançaram um alerta a médicos dizendo que “nas últimas três semanas, tem havido um aumento visível no número de crianças de todas as idades apresentando um estado inflamatório multi-sistema que requer cuidado intensivo em Londres e também noutras regiões do Reino Unido.”

Também no Norte de Itália foi relatado um aumento de casos semelhantes à doença de Kawasaki, na qual os vasos sanguíneos em todo o organismo ficam inflamados, por motivos desconhecidos. O especialista em cardiologia pediátrica Matteo Ciuffreda disse que no hospital em Bergamo em que trabalha viu, no último mês, mais de 20 casos de crianças com inflamação vascular grave - seis vezes mais do que seria normal num ano inteiro, comentou à agência Reuters.

Mais, Ciuffreda acrescentou que trocou impressões com médicos da especialidade em Madrid e Lisboa e lhe disseram que tinham a mesma experiência. Quanto à ligação com a covid-19, o que pode dizer é que só alguns destes doentes tiveram testes positivos para o novo coronavírus. 

O director clínico do NHS (serviço de saúde britânico) em Inglaterra, Stephen Powis, disse que foi pedido ao responsável pela medicina pediátrica para “analisar a questão com urgência”, deixando logo claro que “é ainda muito cedo para dizer se há uma ligação” com a covid-19.

O Health Service Journal, que noticiou a nota das autoridades britânicas, acrescentava que o número de crianças afectadas por esta síndrome não era muito grande, e que havia tanto algumas que deram postivo no teste ao novo coronavírus como negativo. 

Sugerir correcção