Covid-19: Artesãos de todo o país juntaram-se e expõem numa feira virtual

Dois amigos artesãos arregaçaram as mangas e criaram um espaço virtual como se de uma feira se tratasse: os trabalhos estão expostos e à venda até 10 de Maio.

Fotogaleria
D'Évora com Amor DR
Fotogaleria
João C. Gomes - Cerâmica Artística DR
Fotogaleria
Paula Clemente - Cerâmica de Autor DR
Fotogaleria
Kuul Portugal DR
Fotogaleria
Projecto A2 DR

A Mão - Mostra de Artesanato Online é uma feira virtual que junta 27 artesãos, de norte a sul do país e Açores, que, em tempo de pandemia, se propõe a vender os artigos destes através de uma página de Facebook.

A iniciativa partiu de dois amigos artesãos que decidiram arregaçar as mangas com o cancelamento das feiras de artesanato e outros certames onde habitualmente se juntam para vender os seus produtos.

“Estamos parados, sem possibilidade de vender às lojas ou em feiras, por isso foi simples pensar em chegar às pessoas. Todos têm sites ou páginas de Facebook onde mostram os seus produtos e, de certa forma, foi fácil de organizarmo-nos nas redes sociais”, explica Filipe Meneses, o mentor da iniciativa Mão.

A mostra teve início dia 25 de Abril, prolongando-se até 10 de Maio, e, de acordo Filipe Meneses, nas primeiras 24 horas teve bastante adesão, passado dos mil gostos na página.

A intenção inicial era convidar mais pessoas, mas optou-se por um número mais restrito. Filipe Meneses explica que os convites para a participação na mostra foram feitos “pessoalmente, já que todos os artesãos se conhecem; 95% participam habitualmente em feiras”.

Uma segunda edição não está posta de parte, uma vez que, explicou o mesmo responsável, “muitas pessoas” se mostraram “interessadas” — “o que demonstra, de certa forma, a qualidade do nosso projecto”.

A Mão - Mostra de Artesanato Online vai estar disponível até às 24h de 10 de Maio, como se de um evento físico se tratasse, desaparecendo depois a página da rede social. “Só voltará a aparecer quando se decidir realizar outra edição.”

Sugerir correcção