Confrontos nos subúrbios de Paris repetem-se pela quarta noite consecutiva

Motins na região norte da capital francesa começaram depois de um choque entre um motociclista e um carro da polícia, no sábado.

Foto
Barricada em Villeneuve-La-Garenne Reuters/TWITTER/@ECHOBANLIEUES

Grupos de jovens franceses de Villeneuve-La-Garenne, um subúrbio a norte de Paris, envolveram-se em confrontos com a polícia na madrugada desta quarta-feira, pela quarta noite consecutiva, agravando o ambiente de tensão provocado pelas medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus.

Os motins começaram na noite de sábado, quando começaram a circular vídeos que mostram um motociclista que foi interceptado com um carro da polícia descaracterizado á-lo em Villeneuve-La-Garenne, a nove quilómetros do centro de Paris. Segundo a descrição do Le Monde, o motociclista circulava a alta velocidade em contramão e sem capacete e os polícias à paisana quiseram travá-lo e identificá-lo. O advogado do motociclista diz que este não se terá apercebido que se tratava da polícia e não parou. O certo é que os vídeos o mostram no chão, a ser agredido por vários indivíduos, que serão agentes da polícia, e acabou com uma fractura exposta da perna.

Desde então, grupos de jovens de Villeneuve-La-Garenne, mas também de outras zonas próximas, como Nanterre e Clichy, têm incendiado automóveis e caixotes do lixo e vandalizado paragens de autocarro.

Em Villeneuve-La-Garenne, os jovens envolveram-se em confrontos com a polícia antimotim num bairro social. Segundo a agência Reuters, foram lançados pedaços de vidro contra os agentes.

A oeste de Villeneuve-La-Garenne, em Nanterre, a paisagem era dominada pelos restos carbonizados dos automóveis que tinham sido incendiados durante a noite, por entre os vidros partidos de paragens de autocarro vandalizadas. Foram também registados distúrbios em Clichy, mais perto do centro da capital francesa.

O Ministério Público de Nanterre emitiu um comunicado dizendo que o “motociclista chegou por trás e tentou primeiro ultrapassar o veículo pela esquerda, mudou de trajectória e finalmente contornou o veículo parado pela direita, desprezando as regras do código da estrada, e finalmente chocou contra a porta direita da frente do veículo, que estava a começar a ser aberta”. O Departamento de Hauts-de-Seine abriu um inquérito sobre o que se passou.

O motociclista tem várias condenações por delitos comuns..

Os motins nos subúrbios a norte de Paris são frequentes e envolvem os habitantes mais jovens, que em Villeneuve-La-Garenne, por exemplo, constituem quase 40% da população. As elevadas taxas de desemprego contribuem para o afastamento social, que se traduz num clima de desconfiança entre os mais jovens e a polícia.

Em 2005, a morte de dois jovens por electrocução quando fugiam à polícia deu início a três semanas de violência. Quase 3000 pessoas foram detidas, centenas ficaram feridas e houve três mortes.

Sugerir correcção