Covid-19 põe Badoca Park em risco de fechar. Futuro dos animais preocupa

A actividade do parque depende das receitas de bilheteira e “grande parte do rendimento já foi perdido”. O parque continua a ter despesas com a alimentação, manutenção e salários dos trabalhadores.

Lêmures
Fotogaleria
Interacção com os lémures é uma das actividades que o parque oferece Badoca Safari Park
Chimpanzé
Fotogaleria
Chimpanzés na Ilha dos Primatas Badoca Safari Park
Macacos
Fotogaleria
Babuínos na Ilha dos Primatas Badoca Safari Park
Fotogaleria
Gnu de cauda branca Badoca Safari Park
Bode
Fotogaleria
Cabras anãs, também conhecidas como cabras da Guiné Badoca Safari Park

O Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, está em risco de fechar portas, devido à pandemia de covid-19. Garantir o bem-estar dos animais, as despesas de manutenção e os salários dos trabalhadores não tem sido tarefa fácil, uma vez que o parque depende das receitas de bilheteira para manter a actividade.

O parque alentejano, que no ano passado recebeu 120 mil visitantes, devia ter reaberto ao público no dia 16 de Março − três dias antes de ser decretado o estado de emergência em Portugal. Uma reabertura que não foi possível devido às medidas que estavam já a ser implementadas por todo o país.

Francisco Simões de Almeida, sócio-gerente do Badoca Safari Park, contou ao PÚBLICO que a principal preocupação é conseguir garantir as condições mínimas aos cerca de 400 animais, de mais de 70 espécies, que tem ao seu abrigo e que fazem parte de programas internacionais de recuperação, preservação e conservação de espécies. Os animais coabitam numa reserva natural de 90 hectares.

“Grande parte do rendimento já foi perdido”

O parque alentejano, que este ano completa 21 anos, partiu de uma iniciativa privada e consegue manter a sua actividade sazonal graças às receitas que faz com os visitantes e com alguns apoios e protocolos de preservação animal. Francisco Almeida refere que, por esta altura, “grande parte do rendimento já foi perdido”, em especial “as receitas da época alta, que vai de Março a Junho”, e sublinha que o parque não está parado e as despesas continuam. “Continuo a ter as despesas com os animais, o custo com as manutenções, com a água, electricidade, limpeza, alimentação, conservação”, bem como parte dos salários dos 25 trabalhadores, que estão neste momento em layoff.

Foto
Zebras da Planície, uma das três espécies de zebras existentes Badoca Safari Park

A gerência do Badoca Park teme pelo futuro do parque e dos animais, pois não sabe como vai conseguir suportar o final de 2020 e o início de 2021. “Temos uma época de escolas que começa em Março e que se arrasta até finais de Junho e isso foi perdido. Tivemos a altura da Páscoa, a quinzena em que temos mais visitantes e mais receita, que também foi perdida. E agora estamos neste impasse de não saber quando é que isto tudo se resolve e se vamos poder abrir em Junho, Julho ou Agosto”, diz Francisco Almeida. Nos meses mais lucrativos, de Março a Junho, a facturação do parque ronda os 500 mil euros.

Francisco garante que já bateu “a todas as portas”, denunciou a situação ao Ministério da Agricultura e enviou uma carta aos ministérios das Finanças e da Economia, como forma de “grito de alerta”. Diz ainda ter conhecimento de fundos aos quais pode recorrer, mas “a resposta é muito demorada e os fundos esgotam. Não posso dizer aos animais: ‘Esperem aí um bocadinho, porque estamos no meio da pandemia e vocês não vão comer durante 15 dias'”.

A situação de crise que o parque vive gerou uma onda de solidariedade e preocupação através das redes sociais, principalmente por parte dos habitantes locais a amantes dos animais. “Tenho tido algumas pessoas que me contactam através do Facebook e através da página oficial, a dizerem que ficaram preocupadas e que gostariam de ajudar”, conta.

A gerência lançou, nesta sexta-feira, uma campanha de angariação de fundos e de recolha de alimentos. Objectivo: “Garantir a alimentação e o bem-estar dos nossos animais, bem como o pagamento das remunerações dos nossos trabalhadores que deles tratam.”

Sugerir correcção
Comentar