África – o outro desconfinamento

O apagar da dívida – em muitos casos contraída por governos de roubo sistémico – e a sua transformação em investimento é uma das condição básicas para desconfinar África, há muito tempo confinada no baixo desenvolvimento.

A decisão do G-20 em aprovar uma moratória sobre serviço da dívida para 77 países de baixo desenvolvimento, ainda não tem todos os detalhes esclarecidos. Dos países africanos abrangidos, o montante a pagar este ano seria da ordem dos 44 mil milhões de dólares, havendo indicações de moratória efetiva num montante bastante menor. Ainda assim é alívio considerável no curto prazo, num momento em que a economia mundial é concebida no curtíssimo prazo. Verbas importantes dos orçamentos africanos, destinadas ao pagamento de juros, poderão ser redirecionadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção