Meditação pode ajudar a controlar ansiedade, angústia e medo em tempo de pandemia

Esta prática faz parte da lista de conselhos da Organização Mundial da Saúde para quem está em isolamento.

,Terapia cognitiva baseada na atenção plena
Foto
Natalia Figueredo/Unsplash

Sabe aquela sensação de aperto no peito e de inquietação, o coração a bater cada vez mais forte, os ombros contraídos, a dificuldade em respirar? A prática de mindfulness pode ajudar a não fazer da ansiedade “um papão” e a evitar que “o medo” da pandemia da covid-19 “tome conta de nós”, defende o psiquiatra José Pinto Gouveia, presidente Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM), ao PÚBLICO.

“Não há uma forma mágica de lidar com o medo, mas há algumas coisas que podemos fazer”, defende Pinto Gouveia. Por isso, aconselha a não remoer “as históricas que a mente faz, as projecções do futuro sobre a ameaça se ficaremos ou não infectados, se sobreviveremos à pandemia ou como vamos proteger a nossa família” porque, essas histórias “só vão aumentar a ansiedade, a angústia e o medo”, impedindo de raciocinar claramente.

Segundo Dulce Gonçalves, da Associação Mentes Sorridentes, o mindfulness implica ter consciência do presente, “estar no aqui e no agora, sem deixarmos que os pensamentos nos controlem, porque, ao meditar, vamos focar-nos na respiração ou nos sons que ouvimos”. Por isso, sugere integrar a prática na rotina diária — esta prática faz parte da lista de conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para quem está em isolamento. A especialista, que está a fazer um doutoramento na área da meditação, aconselha a parar por uns minutos, relaxar e tentar não pensar em nada. E não se preocupe se a mente começar a dispersar, é normal, avisa. 

Um kit de primeiros socorros

José Pinto Gouveia criou um “kit de primeiros socorros mentais para quem está na linha da frente, que lida com a verdadeira ameaça”, mas que pode ser seguido por qualquer pessoa. O psiquiatra convida, assim, a uma prática de seis minutos para “activar o sistema de segurança e tranquilizador”.

Num vídeo na página de Facebook da APM, de voz serena, Pinto Gouveia vai guiando os profissionais: “Comecem por sentar numa cadeira e procurem uma postura com conforto e tranquilidade.” Depois, continua: “Deixem que os vossos olhos se fechem suavemente e comecem por se ligar bem ao vosso corpo, que é tentar senti-lo por dentro, sentir a vossa ligação à terra, notando a pressão que a cadeira faz.”. O psiquiatra aconselha a mantermos um sentimento de ligação com os outros, apesar do confinamento em casa. Também a Associação Mentes Sorridentes tem publicado várias meditações guiadas para ajudar a relaxar em tempo de coronovírus.

Sugerir correcção