A fricção entre o classicismo e o vanguardismo nos Pop dell’Arte

Passados dez anos sobre Contra Mundum, regressam como se nunca tivessem desaparecido dos discos. Transgressio Global vai à Antiguidade e à mitologia clássica com a mesma facilidade com que pega numa guitarra eléctrica e acciona programações rítmicas.

Foto
Céu Guarda

Lá atrás no tempo, João Peste imaginava-se a chegar ao século XXI e a ser altamente surpreendido pela produção musical. Ele que crescera a ouvir The Beatles, Walker Brothers, Stevie Wonder, Cream, Ray Charles, Ike & Tina Turner e vários discos da Motown, e que começara a formar a sua identidade musical no contacto espantado com a música de Kraftwerk, Negativland, Sonic Youth, Devo, Suicide, Sex Pistols e tantos outros, não esperava que, depois de também o advento do hip-hop o ter desassossegado, chegássemos a um presente como este. As memórias de finais dos anos 70 lembram a Peste um período extremamente rico em que “quase todos os dias surgiam coisas novas ou ideias diferentes — os B-52’s não eram iguais aos Devo, que não eram iguais aos Suicides nem iguais aos XTC”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar