Morreu Ray Charles

Foto
DR

Ray Charles, o músico norte-americano apelidado de "génio da soul", morreu esta quinta-feira, aos 73 anos de idade, anunciou o seu agente. Para a posteridade ficam mais 50 anos recheados de sucessos e canções mundialmente famosas.

Segundo o agente, o músico e cantor faleceu na sua casa em Beverly Hills, nos arredores de Los Angeles, na sequência de complicações resultantes de uma doença hepática.

A última vez que Ray Charles apareceu em público foi no passado dia 30 de Abril, na companhia do actor Clint Eastwood, quando o município de Los Angeles decidiu classificar os estúdios do músico, construídos há 40 anos, como um marco histórico da cidade.

Cantor de sucessos mundialmente famosos como "What'd I Say" e "Georgia on My Mind" ficou cego com apenas sete anos de idade, o que não o impediu de desenvolver um talento musical que apostava em quebrar fronteiras e desafiar definições fáceis. Muito antes da soul se tornar um género musical distinto, já Ray Charles apelidava assim a sua música, recorda a Reuters.

Um dotado pianista e saxofonista, Ray Charles percorreu estilos tão diversos como o country, o jazz, blues e gospel, marcando cada um deles com a sua marca própria: uma voz quente e profunda, recordando os velhos cânticos negros do Sul dos EUA, sublinha a CNN.

Ao longo da longa carreira, Ray Charles venceu 12 Prémios Grammy, nove dos quais conquistados entre 1960 e 1966, incluindo Melhor Álbum Rythm'n Blues em três anos consecutivos ("Hit the Road Jack," "I Can't Stop Loving You" e"Busted").

Igualmente famosas ficaram as suas versões de músicas como "Makin' Whoopee" e "America the Beautiful". Apesar de ter sido escrita em 1931 por Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell, "Georgia on My Mind" só se tornou o hino oficial daquele estado em 1979, muito depois Ray Charles se ter tornado um símbolo cultural da América.

Ray Charles, cujo verdadeiro nome era Charles Robinson, nasceu a 23 de Setembro de 1930 em Albany, na Geórgia, no seio de uma família pobre, marcada pelo segregacionismo racial que naqueles tempos era lei em muitos estados do Sul dos EUA. Com sete anos cega e oito anos depois fica orfão. Sobre esse tempos dirá um dia mais tarde: "A Música deu-me a força para sobreviver".

Em 1947 instala-se em Seattle e conhecerá ainda vários anos de privações, saltando de bar em bar, até conhecer o produtor Quincy Jones, no início da década de 1950. A fama chega em 1954 com "I got a woman" e nos anos seguintes repetem-se os sucessos de que "What'd I say" , "Georgia on my mind", "Hit the road Jack" e "I can't stop loving you"são alguns dos mais conhecidos.

Sobrepondo-se ao gospel tradicional cantado nas igrejas negras do Sul, Ray Charles compõe músicas que agradam ao ouvido do grande público americano, misturando sons de blues, jazz, pop e rythm'n blues, levando-as aos palcos de todo o mundo, acompanhado pelo seu inseparável piano e os emblemáticos óculos escuros.

A 22 de Maio de 2003, Ray Charles subiu ao palco em Los Angeles para o seu concerto número 10 mil. Três meses depois, foi obrigado a cancelar os últimos compromissos da sua "tournée" mundial devido a problemas reumáticos, a primeira vez em 58 anos que falhou um encontro com o público.

Sugerir correcção
Comentar