Fatih Akin deixou de ser um director simpático

Com O Bar Luva Dourada, a história verídica e violenta de um assassino em série na Hamburgo dos anos 1970, o autor de A Esposa Turca e Uma Mulher Não Chora assina o seu melhor filme em vários anos. Um filme punk pouco recomendado às almas sensíveis, que evoca Fassbinder, Haneke e Seidl.

Foto
Pool CATARINA/VANDEVILLE/Gamma-Rapho via Getty Images

Quando ganhou o Urso de Ouro de Berlim em 2004 com A Esposa Turca, Fatih Akin (Hamburgo, 1973) já ia na quarta longa-metragem. Do Outro Lado (2007) venceu o melhor argumento em Cannes, mas tudo o que se seguiu — desde a comédia culinária Soul Kitchen (2009) ao thriller de vingança Uma Mulher Não Chora (2017, melhor actriz em Cannes para Diane Kruger) — fazia pensar num cineasta capaz de melhor que se deixara acomodar no sistema dos autores. Se é que, alguma vez, foi considerado como um autor.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar