Uma voz inovadora na historiografia portuguesa

Para o historiador Rui Ramos, Vasco Pulido Valente trouxe de Oxford uma visão que o distinguia da escola marxista então dominante em Portugal. E “tinha uma grande originalidade, era capaz de descobrir, para uma enorme quantidade de situações, processos, acontecimentos, ângulos diferentes, que ninguém ainda explorara.”

Foto
nuno ferreira santos

“Vasco Pulido Valente introduziu uma nova perspectiva na historiografia portuguesa relativa ao século XIX e ao princípio do século XX”, salienta o historiador Rui Ramos. Uma singularidade que, no contexto dos anos 70, quando a historiografia portuguesa era ainda essencialmente de influência francesa, lhe advinha desde logo da sua formação anglo-saxónica. Pulido Valente estudara em Inglaterra e doutorara-se em Oxford, e foi justamente a partir da sua tese de doutoramento que desenvolveu aquele a que Ramos chama “o seu primeiro livro importante”, O Poder e o Povo: A Revolução de 1910, uma obra de referência originalmente publicada em 1976 e que foi recentemente reeditada, com um prefácio actualizado pelo autor, por ocasião do centenário da implantação da República.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários