Câmara de Aveiro lança concurso público internacional para ferry eléctrico

Aquisição de um novo ferry eléctrico para transporte de passageiros e viaturas entre São Jacinto e o Forte da Barra tem um preço base de 5,5 milhões de euros.

Foto
Adriano Miranda

Com vista a reforçar as ligações marítimas a São Jacinto, a Câmara de Aveiro tem aberto um concurso público internacional para o fornecimento de um ferryboat eléctrico, conforme anúncio publicado esta segunda-feira em Diário da República.

A aquisição de um novo ferry eléctrico para transporte de passageiros e viaturas entre São Jacinto e o Forte da Barra tem um preço base de 5,5 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses, nos termos do concurso público internacional, que é também publicitado no jornal oficial da União Europeia.

Em Outubro, o executivo municipal presidido por Ribau Esteves havia aprovado uma segunda revisão ao Orçamento Municipal de 2019, para acomodar o investimento na concepção e construção de um novo “ferryboat eléctrico”, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto.

Segundo a autarquia, “será o primeiro ferryboat eléctrico a operar em Portugal e dos primeiros em toda a Europa, com excepção feita aos países nórdicos onde esta tipologia de transporte já é realizada de forma comum”.

A Câmara de Aveiro conta que o novo ferry eléctrico venha a ser contemplado com financiamento dos Fundos Comunitários do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A travessia por ferryboat ou lancha para São Jacinto, única praia marítima do município de Aveiro, evita a ligação por via terrestre, que obriga a fazer dezenas de quilómetros atravessando o canal de Ovar pela Ponte da Varela, no concelho da Murtosa, seguindo depois por Estarreja até Aveiro.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários